segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Amigos íntimos: medo e orgulho

¨Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.¨ Apocalipse 21: 8



Eu achava tão dura, pra não dizer injusta a lista dos que vão queimar no fogo do inferno, não a lista toda, mas a primeira característica, a que encabeça a fila e que parece a menos nociva: timidez, covardia, medo.
Pensava: é só um ¨medinho¨, o que é que tem? Quais as conseqüências do ¨rapaz¨ser medroso? Vai ver ele não se acha o ¨fortão¨. Logo pensava num homem medroso, porque parece que quando a mulher tem medo é aceitável, é até bonitinho, que meigo. Puxa Deus, será que o Senhor não está sendo muito duro? Não que eu queira te ensinar...
Mas, ao perceber que, por causa do medo, decisões são adiadas ou não são tomadas, oportunidades são perdidas e pessoas inocentes são punidas vi o quanto é sério alimentar tal característica.
Também tenho percebido que essa forma de se portar é amiga íntima de outra tão nociva e detestável aos olhos dos homens e de Deus: o orgulho.
O medroso que decide viver seu medo é orgulhoso, pois nessa decisão não busca ajuda pra vencê-lo. Esconde-se. Tal pessoa não precisa de ajuda pra se destruir, ela consegue sozinha tal proeza, pois decidiu enganar-se a si mesmo.
Diante de situações assim lembro-me de um outro texto: Mateus 25: 15-30 - A parábola dos Talentos.
Aqui está a melhor expressão de covardia. Todos tiveram oportunidades valiosas de serem ampliados, mas um decidiu não aproveitar tal oportunidade. E ele relata o motivo: ¨Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; e, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. ¨
Tal atitude é repudiada pelo Senhor, e ao contrário dos outros, que receberam uma palavra de louvor por terem enfrentado o desafio da missão entregue, inclusive num nível maior do que deste, este foi rejeitado.
¨Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. ¨
Entregar aos banqueiros é a atitude esperada pelo Senhor diante do medo, diante do medo deveria pedir ajuda, mas nem isso ele foi capaz de fazer, preferiu enterrar o talento, e não só isso, creio que tal homem tomou a atitude mais comum quando lembramos da imagem do medroso, enterrou a cabeça num buraco.
E a recompensa não é só o inferno, não está para além desta vida apenas. Aqui mesmo sentimos o peso de tal decisão. Quando não enfrentamos os desafios, deixamos de fazer o que nos foi proposto e até o que se tem, aquilo que se teme perder, é tirado. Foi tirado e dado pra outro que numa missão maior do que a dele, talvez fosse, inclusive, um dos que, pelo seu orgulho foi visto como rival e então, não foi capaz de peguntar: como é que você fez? Pode me ajudar?
¨Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.¨

Qual é o seu desafio? Qual é o seu medo? Qual é a sua decisão?

¨O orgulho só causa disputas; a sabedoria se acha com os que procuram aconselhar-se.¨ Provébios 13:10

¨A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda.¨ Provérbios 16:18

E, em minha ótica, o medo precede o orgulho, são amigos íntimos.

Com amor,

Pra. Adriana Pacheco

7 comentários:

  1. Pra. Adriana, e você me disse que não tinha talento para escrever. Imagine se tivesse. Super instigante o seu texto. Não se esqueça que a Sra. está me devendo o prefácio do "Quem é que está Falando".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eta, mulher! Imagino só se tivesse talento, então como escreveria? perfeeeeeiiiiitttttoooo!!!!
    Amei, e estou fazendo propaganda! Todo o mundo tem que ler!!!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, muito bem escrito! E o conteúdo realmente nos faz pensar...

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Amei, Pastora, muito lindo, me fez meditra a Palavra VIva do Papai!! beijo e ate o COngresso da Visão no M12 em POrto Alegre..
    bj
    CRistine-RDC Caminho Santo

    ResponderExcluir
  5. ICS mandando ver nos comentários
    Maravilhoso texto pastora Adriana, eu que sou um tímido assumido e que luto diariamente contra isto sei bem as amarras que a timidez te impõe, mas não podemos baixar a guarda, pois o medo e o orgulho estão esperando ali, no outro lado da porta.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Nos faz refletir e sair de considerações piedosas com as situaçoes erradas.
    Tenho duas coisas para lhe dizer sobre seu texto: "PARA - BÉNS"... hehehe...
    abs, shalom.

    ResponderExcluir

Adriana Pacheco

Minha foto
Itajaí, SC, Brazil
Adriana da Silva Pacheco – CRP 12/01.899 • Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí/SC – 1996 • Experiência na área clínica. • Apóstola no Ministério Internacional da Restauração em Manaus (12 da equipe dos Ap. Renê e Ana Marita Terra Nova). • Pastoreia junto ao seu esposo, Ap. Wagner Pacheco, a Igreja Apostólica Sukkah - MIR Itajaí • Supervisora de Pastores e Líderes da Visão Celular no Modelo dos 12 no RS, SC e PR. • Coordenadora do ProJetro – Programa de Aconselhamento. • Coordenadora do SOFT - Serviço de Orientação Familiar Terapêutico.

Seguidores