quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres em "Hormonia": Espelho, Espelho Meu...

“essa imagem de si de que o outro reveste você e que a veste e que, quando desta é desinvestida, a deixa? O que ser embaixo dela? (…) sua nudez ficou por cima a lhe dar seu brilho?” (LACAN, 2003, p.201).


"É importante perceber o quanto a imagem está ligada à nossa identidade e às movimentações psíquicas, colocando em xeque a nossa percepção daquilo que é realidade. Nem quando nos olhamos no espelho enxergamos o que é real. Tanto pelo próprio objeto, que nos mostra invertido, quanto pelo nosso olhar, impregnado de significados e significantes. “O real não é a realidade” (Santaela). É aquilo que o Simbólico não consegue simbolizar e que sobra como resto do Imaginário."

Existem muitas mulheres com uma imagem distorcida de si mesma, por uma baixa auto-estima, por outros problemas emocionais, levando a consequências desastrosas no corpo como: anorexia, bulimia, nunca satisfeitas com o que vêem no espelho sobre si e, também por problemas endócrinos como: doenças na tireóde, em especial, hipotireoidismo.

O tema desse artigo nasceu da reflexão quanto à importância de, como mulheres, buscarmos viver em harmonia. Logo saltou diante de mim a lembrança daquele que pode ser nosso grande aliado ou o grande vilão da saúde da mulher: nossos hormônios.

O hipotireiodismo, por exemplo, é caracterizado pela diminuição ou pela baixa produção dos hormônios T3 (triodotironina) e T4 (levotiroxina). E, pode trazer efeitos sobre nosso corpo e nossas emoções, como: aumento de peso, queda de cabelos, ressecamento da pele, fraqueza, dor e fadiga, dificuldade de concentração e depressão, entre outros.


Essas aspectos que relatei seja por problemas emocionais ou físicos, fisiológicos, muitas vezes nos fazem olhar para o espelho e não vermos na realidade quem somos, uma imagem distorcida de nós que nosso imaginário se aproveita disso pra nos fazer reféns de uma tirania, como diz Augusto Cury, a tirania da beleza.

A gente vê que essa história é velha. Nós mulheres estamos sempre inseguras quanto a nossa imagem. Isso é tão real que existe uma história que não morreu e que até hoje mexe com nosso imaginário. A história da Branca de Neve, a rainha, madrasta de Branca de Neve, tinha um espelho mágico que ela sempre perguntava

"- Espelho, espelho meu, tem alguém mais bela do que eu?
E o espelho respondia:
Não há no mundo mais bela do que vós, rainha.
E a rainha ficava feliz por saber que o que o espelho falava era a mais pura verdade. Porém Branca de Neve foi crescendo e ficando cada dia mais bela e quando chegou aos 7 anos ela era bonita como o dia, superando fácil a beleza da rainha. Certo dia a rainha voltou a perguntar para o espelho:
- Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?
E o espelho respondeu:
- És a mais bela aqui, minha rainha, mas Branca de Neve é muitas vezes mais bela.
A rainha ficou horrorizada, ficou roxa de inveja. Desde o momento em que viu Branca de Neve teve um mau pressentimento e sentiu ódio pela menina."

Nós mulheres nos comparamos umas as outras. E muitas vezes enchemos o nosso imaginário de sentimentos nocivos a nós e aos nossos relacionamentos. Em nossas inseguranças, alimentamos uma baixa auto-estima, que nos leva ao sentimento de rejeição e toda "rejeitada" rejeita; relacionamentos se perdem.

Quando olho para definição, no dicionário, do significado de hormônio, penso muito mais na possibilidade de viver em harmonia.
" Hormônio: designação das substâncias provenientes da elaboração das glândulas endócrinas, que desempenham ações das mais importantes num organismo. (Do grego hormãn, «pôr em movimento; excitar, estimular, animar, ativar)"

Através desta definição simples do dicionário, entendemos o papel que os hormônios tem na nossa vida. Quando estamos saudáveis, quando nosso sistema endócrino está funcionando bem, o viver se torna algo estimulante, excitante, animado. Vemos também dentro dessa definição a importância do movimento, de estar ativada ou em atividade.
Precisamos cuidar com o nosso corpo, pois ele tem papel fundamental na nossa saúde, não só física, como também, emocional e espiritual.

Nossos hormônios como aliados tem o papel de nos fazer felizes, de bem com a vida. Tem um movimento necessário a ser feito para alcançarmos saúde. E não só saúde física. Vemos também o contrário, mulheres obcecadas por saúde física, pelo corpo perfeito e infelizes, vazias.

A melhor proposta de saúde é aquela que nos atinge nas três esferas de nosso ser: espírito, alma e corpo.

É o equilíbrio entre os três que nos faz mulheres realizadas, em harmonia. Vamos ver os movimentos necessários pra alcançar essa harmonia. Algumas orientaçoes simples, mas importantes precisam ser observadas:

Saúde física : é alcançada com boa alimentação, vida regrada, visitar o médico e dentista anualmente e colocar o corpo em movimento.


Saúde emocional: depende também dessa visita ao médico, depende da saúde no corpo, de ter um movimento na direção de metas e sonhos, ter projeto de vida, resolver uma coisa de cada vez (livrar-se da ansiedade) fazer o que dá conta, não criar possibilidades que você não dá conta e aprender a viver pela decisão tomada submetendo sentimentos à sua decisão, viver debaixo de bons conselhos.

Saúde espiritual: vem pela convicção de princípios que não podem ser repassados em forma de sermão, de discurso desautorizado por uma prática inconsistente, mas necessita ser revestido de ações coerentes com aquilo que é dito para ter um significado na vida daquele que nele se exercita e para "ser mão"  àqueles que nos cercam.

Quando a direção de tais aspectos é observada a possibilidade de viver em harmonia se torna mais real e nos aliamos ao movimento saudável de Mulheres em "Hormonia" que fazem leituras corretas sobre si diante do "Espelho, espelho seu...", o outro que nos cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adriana Pacheco

Minha foto
Itajaí, SC, Brazil
Adriana da Silva Pacheco – CRP 12/01.899 • Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí/SC – 1996 • Experiência na área clínica. • Apóstola no Ministério Internacional da Restauração em Manaus (12 da equipe dos Ap. Renê e Ana Marita Terra Nova). • Pastoreia junto ao seu esposo, Ap. Wagner Pacheco, a Igreja Apostólica Sukkah - MIR Itajaí • Supervisora de Pastores e Líderes da Visão Celular no Modelo dos 12 no RS, SC e PR. • Coordenadora do ProJetro – Programa de Aconselhamento. • Coordenadora do SOFT - Serviço de Orientação Familiar Terapêutico.

Seguidores